Reformando!!!

Essa semana assisti a um filme no cinema que retrata mais ou menos o que acontecia na igreja nos séculos XV, XVI, antes da reforma protestante. Vamos a uma breve aulinha de história: Como forma de serem perdoados por seus pecados, os fiéis pagavam à igreja indulgências, e acreditavam que fazendo isso estavam livres de sua pena. Mas nos séculos anteriores ainda, a igreja “matava em nome de Deus” quem não fosse cristão. E uma frase que vi no filme e que me marcou foi: “A igreja durante séculos tem perdido mais vidas que as guerras.” OK, onde eu quero chegar com isso tudo? Sabe, ás vezes eu penso na história e olho para os nossos dias e vejo a mesma coisa. A mesma auto-suficiência da igreja, a mesma intenção das pessoas em comprar o evangelho, o mesmo erro entre os fiéis que acham que com boas obras ganham o céu.
Eu não quero criticar a igreja hoje e nem vou fazer isso, aliás, eu já estou meio cansada com tanta gente criticando a igreja e sem fazer nada por ela. Galera, a igreja somos nós ok? Se a igreja não muda é porque nós não mudamos. E esse é o ponto que quero chegar. Nos dias de hoje, você olha a sua volta e sente necessidade de uma reforma? Reforma no dicionário quer dizer: Nova organização, nova forma. Você sente a necessidade de dar uma nova forma em seu coração? Você julga a igreja por não receber a todos, mas você não se dá bem nem com seu irmão de sangue. Você acusa a igreja por querer números e mais números em seus templos, mas sua busca é desenfreada na internet por seguidores no twitter, contatos no facebook, e por aí vai. Quem precisa de reforma? Não estou defendendo nem ocultando a parcela de culpa que a igreja tem, mas essa semana Deus me pegou de jeito e eu preciso compartilhar isso com vocês. Mais uma vez: Quem precisa de uma reforma? A igreja ou o seu coração?

Antes de Lutero começar a Reforma Protestante no século XVI, Deus começou uma reforma em seu coração. Ele não teria feito nada sem antes ter experimentado aquela reforma e visto que funcionava. Deus limpou de seu coração todo egoísmo, toda ganância que a igreja tinha colocado com seus dogmas. E eu olho para o meu coração, e vejo a mesma necessidade de reforma. Todos querem mudar o mundo, mudar a igreja, mas poucos estão dispostos a começar uma reforma em seu coração. Pregar em nós mesmos as 95 teses, e que ironia, meu coração deve ter muito mais que 95 pecados. Vamos, como igreja, experimentar dessa reforma. Aquela frase clichê: “Nada muda se eu não mudar” é a mais pura realidade. Deus precisa reformar nosso coração antes de tocar a igreja como um todo. E isso dói, ninguém quer. Mas criticar a igreja todos estão dispostos né? Vamos olhar para dentro e reconhecer que quem precisa de reforma, somos nós! Eu me incluo nisso e me comprometo. E você? Quais serão aqueles que terão coragem e cantarão como o Lucas Souza: “Jesus Cristo, Luz do mundo. Faz reforma no meu caminho” (Música: Reforma)?

Fonte: www.juventudenarocha.com
Autor: Camila Zaponi
3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Du
    fev 22, 2011 @ 18:28:06

    O que vale e o que presta nesse mundo???

    Responder

  2. blyef
    mar 02, 2011 @ 14:22:10

    Realmente… O mundo não muda se o ser humano (nós, sempre nós) não mudar. E não é só no quesito religioso não. É em tudo. Por vezes deixamos coisas importantes em segundo plano apenas para “sermos nós mesmos”. Não existe bem essa de sermos nós mesmos, acabamos sendo quem querem que sejamos ou, pior, quem achamos que devemos ser… De tanto pensar, de tanto querer, acabamos não fazendo nada por nós, por puro amor e gosto a nós mesmos ou a Deus. Falta aquela aceitação, aquela admissão: eu erro, mas quero melhorar… Porra, não queira melhorar, MELHORE! Querer é atraso de vida, porque ficamos querendo, querendo e querendo e não fazemos nada, pq achamos que querer é suficiente. Mandar o achismo pra ponte… E começar a fazer por onde melhorar é o melhor que podemos fazer para reformar nossos corações e, porque não, nossas mentes…

    Ótima discussão, Abner ^^

    beijos ;*

    Responder

Deixe um comentário

