Na pressão de Lenine

“Dizem que faço uma música que agrega manifestações musicais brasileiras e de outros cantos do mundo. Sons que não se encaixam em um único gênero e desconhecem limites. Eu concordo. Pelo menos, é o que tento!” Lenine, cantor, compositor, arranjador e músico, não só tenta, mas consegue faz música diferente, e é por isso que alguns críticos e amigos próximos não entendem sua importância para a música brasileira. Lenine é tão inovador em sua maneira de fazer música quanto Djavan e sua inimitáveis canções ou hits, como preferirem, dadas as devidas proporções, é claro.

Em 1999, comprei o álbum “Na Pressão” que mais tarde ganharia o Prêmio APCA de “Melhor Álbum de Música Popular” sem ao certo saber se realmente gostaria do que ouviria. Afinal, há doze anos atrás não era possivel “experimentar” o cd na web antes de comprá-lo. Rasguei o plástico que envolvia o cd assim que saí da loja e coloquei no diskman Sony que me acompanhava pra cima e pra baixo. Uau! Acho q foi isso q falei depois de ouvir “Jack Soul Brasileiro”, primeira música…

A linda “Paciência” está  presente assim como a romântica “A Medida Da Paixão”, a divertida “Alzira e a Torre” e “Relampiano”, esta última em parceria com Moska que mais tarde tomaria minha atenção e ouvidos.

Lenine é também produtor. “Segundo” de Maria Rita, “De uns tempos pra cá” de Chico César, “Lonji” de Tcheka, cantor e compositor do Cabo Verde, e “Ponto Enredo” de Pedro Luis e a Parede são alguns de seus trabalhos nesta função. Porém, é como compositor e intérprete que o artista se mostra absurdamente criativo, abusado, melódico, sensual. Nada mais visual do que esse trecho de “A rede”:

Nenhum aquário é maior do que o mar
Mas o mar espelhado em seus olhos
Maior, me causa um efeito
De concha no ouvido, barulho de mar
Pipoco de onda, ribombo de espuma e sal
Anúncios

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Trackback: Tweets that mention Na pressão de Lenine « contraposição -- Topsy.com
  2. Gabriela Rodrigues
    set 04, 2011 @ 15:01:30

    Sabia que “Paciência” do Lenine é minha música favorita? Qualquer lugar que vejo um cantor, peço essa música! É maravilhosa! Bjos e sdds de vc!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: