Bicicletas, bolos e outras alegrias

Há quem torça o nariz para Vanessa da Mata, afinal é díficil compreendê-la em meio à tantas “revelações” da música brasileira nos últimos anos. Minha admiração por essa compositora e intérprete é a delicadeza e sensibilidade em cada um de seus projetos. Pra quem só ouve os singles nas rádios ou novelas “Amado”, “Good Luck” e “Ai, ai, ai,” perde a oportunidade de adentrar no cenário criativo que esta artista contrói em seus álbuns. Em “Bicicletas, bolos e outras alegrias“, o  quarto álbum da carreira de Vanessa, lançado por seu próprio selo, Jabuticaba, em parceria com a Sony Music e patrocinada pela Natura, lançado em novembro de 2010 não fez barulho e a divulgação foi tímida. Portanto, para as expectativas do mercado já era pra ter acontecido, bombado, não aconteceu.

São poucos os artistas que conseguem fazer uma música que sirva para tocar em rádios e ao mesmo tempo tenha essencialmente riqueza poética com arranjos sofisticados, neste caso produzidos por Kassin. Destaco aqui a crítica de Vanessa ao exagero consumista dos nossos dias, “Bolsa de grife”:

Além das outras boas canções que recheiam “Bicicletas…” a construção de “Vá” me lembra o romantismo de outras épocas, ou ainda, numa análise muito rasteira: é o desabafo de uma mulher  frustrada a um cafajeste (ou qualquer outra leitura que se faça). Essa minha síntese pode soar um tanto pobre, porém, veja esse webclipe (que está disponível no canal da artista no youtube) e entenda o que eu quero dizer:


Se descobrir
Vá crescer
Entender e saber
O que quer, quem você quer.
Não me faça mais chorar
Como se eu fosse nada
Para o ego do meu bem
Quantas você tem
Quantas você faz sofrer
Seduzindo o mundo
Quantas ficam ao seu bel-prazer


Deixe um comentário

