Espalhando cores

Grande parte das pessoas tem uma cor favorita e, em contrapartida, uma ou mais que odeiam. Nossas escolhas de roupas, carros, cabelos (?!) são realizadas pela invisível atração que elas, as cores, têm sobre nós. Não à toa, pesquisas sobre o significado mais profundo de uma simples tonalidade de azul orientam a decisão de um rótulo ou logo de uma marca. As ramificações de estudos sobre tons e matizes inauguraram segmentos como a cromoterapia (forma de medicina energética) há muitos anos atrás .

O chamado “happyrock” utiliza, certamente, a consultoria de alguma autoridade colorida sobre quais cores e combinações utilizar. Engana-se quem observa esse pseudo-movimento sem imaginar as exaustivas reuniões de marketing das grandes gravadoras a respeito do tema cor e seu impacto sobre o público teen. Os especialistas defendem o uso de uma ou várias cores no ambiente para alterar a comunicação, as atitudes e a aparência das pessoas; a cor pode acalmar, reduzir o stres e a violência ou aumentar a disposição, humor, trazer calma, paz, segundo elas.

Nada mais legítimo do que uma empresa cuidar de seus interesses comerciais incluindo o pantone de um determinado produto. O exagero é quando se atribui às cores poderes extra-sensoriais: há especialistas em campos eletromagnéticos alterados por elas. Além disso, já ouvi uma senhora pedindo, nessas casas de tintas, as seguintes cores: erva-doce, amarelo-manga, azul-piscina, terracota…Ops! Pra mim ainda eram, verde claro, amarelo escuro, azul claro e marrom.

Em contraposição a tudo isso, uma boa sacada de marketing Dulux , Dulux Valentine , Coral , Flexa e Marshall é  o “Letscolourproject” que tem por missão espalhar cores ao redor do mundo. A idéia é colorir antigos prédios, muros, favelas junto com artistas locais que façam Urban Art.

E aí? Qual é a sua cor favorita mesmo?

Letscolourproject: http://letscolourproject.com/

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Cecília
    mar 03, 2011 @ 10:16:19

    O happyrock perdeu o tom. É um “blank” pra mim, sem cor nenhuma!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: