Vício ou comportamento?

Para dar conta de agrupar sob um mesmo rótulo o comportamento de alguns indivíduos, por exemplo, em relação às incontáveis horas que passam conectadas a Internet, psicólogos e psiquiatras instauraram a utilização da palavra “vício”. A mídia (nacional e internacional) colabora para espalhar algumas manifestações de comportamento como patologias, visto que geram compulsão, dependência e isolamentos. Os métodos para se chegar a essas definições não são fáceis de ler e entender, por isso, é cômodo confiar na metodologia clínica. Atualmente, há viciados em sexo, comida, exercícios, trabalho, twitter, blog, ou pasmem, coca-cola.

É necessário, entretanto, desvincular o uso patológico da palavra vício distanciando-a da conotação negativa sincronizadas a inúmeros excessos, como o meu em função de uma bebida de cor preta, que vem em latas, garrafas pet e é mundialmente conhecida como coca-cola. Ok! Estou fazendo apologia ao refrigerante e não estou sendo pago pra isso. Porém, o que enfatizo é a transformação de palavras comuns por conta das mudanças sociais inconscientes e invisíveis.

As mudanças semânticas implicam observar os fenômenos sociais em curso, tais como revolução digital e/ou sociedade de consumo. Outras expressões tiveram seu significado corrompido. Urgência e emergência: existe mesmo um e-mail que justifique a utilização desse termo? Por acaso existe realmente uma situação crítica ou algo perigoso prestes a acontecer? Alguns gerentes diriam que sim.

Absorver o novo não implica a erradicação imediata do velho, sendo assim os mais recentes significados dessas palavras revelam claramente o tamanho das transformações da língua e, mais que isso, decorrem da visão de mundo de seu praticante e o conjunto de valores contemporâneos que giram ao redor do cenário social no qual está inserido.

Obs. Eu sempre quis ter uma máquina de coca-cola em casa. Confissão de um viciado ou comportamento manipulado pela indústria do consumo?rs

Anúncios

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Trackback: Tweets that mention Vício ou comportamento? « contraposição -- Topsy.com
  2. @thiagg
    jan 27, 2011 @ 08:53:48

    somos manipulados por todas as mídias

    Responder

  3. Anônimo
    jan 27, 2011 @ 09:24:24

    sou viciadu em coca…ína

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: